terça-feira, 11 de outubro de 2016

O Melhor Amigo das Mulheres

Gente! Fiquei meses sem escrever, mas fiquei com saudade e voltei! Esses dias eu estava me arrumando para sair e pensei em quantas coisas legais eu tenho para falar aqui pra vocês e não estou falando. Então, é isso...voltei! 

Hoje vou escrever sobre um amigo quase inseparável que nós, mulheres, temos. Ele anda com a gente na bolsa, nos acompanha em casa, sai conosco dia e noite, está presente em todos os momentos importantes da nossa vida. Já sabem o que é? Para quem ainda não adivinhou, a foto abaixo mostra a identidade deste grande parceiro. 


E aí? Parece familiar? Gente, este é o primeiro batom comercial inventado no mundo e data de 1884. Ele foi fabricado pela empresa de cosméticos francesa Guerlain, que é bem sucedida até hoje neste mercado. No entanto, seus batons mudaram um pouquinho de rosto...

Batom da Guerlain, em 2016.
Vale ressaltar que, apesar da Guerlain ter lançado o primeiro batom comercial, este mimo feminino é um dos mais antigos do mundo. No Museu de Berlim, na Alemanha, está exposto o busto da rainha egípcia Nefertiti, que viveu há mais de 5 mil anos. Nele, podemos observar que o rosto está maquiado, com a boca pintada. Os batons dessa época era feitos de raiz moída misturada com cera de mel, o que dava um aspecto mais saudável e úmido aos lábios. Pra vocês verem que, quando o assunto é beleza, as mulheres dão o seu jeito desde sempre! 

Busto da rainha egípcia Nefertiti, no Museu de Berlim.

No século XVI (16), a rainha da Inglaterra, Elisabeth I, lançou moda ao usar lábios vermelhos brilhantes. Em pouco tempo o artigo tornou-se popular no país, sendo considerado de luxo: somente as mulheres de classe alta usavam maquiagem. Nessa época, a coloração era feita a partir da mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. 

Rainha Elisabeth I, da Inglaterra, em pintura do século XVI.
Um pouco mais a frente na história, já no século XIX (19), o batom era visto como algo vulgar usado apenas por atrizes ou mulheres que se prostituíam. Que gente louca, não é mesmo? Eles consideravam grosseiro usar maquiagem. Ora, grosseiro é termos que ficar com olheiras e cara lavada, grosseiro e grotesco. Ainda bem que as mulheres lutaram por seus direitos e o mundo evoluiu. Nasci no século certo! 

Em 1915, o mundo começou a melhorar, tendo como consequência o sucesso cada vez maior do nosso querido batom. Maurice Levy, industrial americano de cosméticos, inventou uma forma de comercializar batons em cilindros metálicos, que era algo próximo do que vemos hoje. As mulheres tinham que deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta de seus dedos e deslocar o produto para cima, como mostra a imagem. 

Invenção de Maurice Levy.

Em 1923, o americano James Bruce Mason Jr tornou mais fácil a forma de aplicar o batom: ele inventou o mecanismo giratório, que é o que usamos até hoje. Com mais praticidade de uso e popularidade, o artigo foi só ganhando força ao longo de toda a década de 20, quando finalmente dominou os mercados mundiais em 1930, tornando-se objeto desejo de nove em cada dez mulheres. 

Mecanismo giratório: praticidade na aplicação.

Hoje, a variedade de marcas que comercializa batons e a quantidade de cores diferentes disponíveis para comprarmos é bastante diversificada. Em 2015, por exemplo, foram vendidas 1 bilhão de unidades no mundo. No Brasil, 52% das mulheres usam batom, totalizando cerca de 130 milhões vendidos por ano. Somos o quarto país que mais consome batom no mundo! Sabemos o que é bom, simples assim! 

Por hoje é isso, beijooo pra vocês, minhas musas da boca pintada!

2 comentários: